A Cannondale lançou esse ano a SuperSix Evo, o quadro mais leve do mundo. O quadro de tamanho 56 da bike pesa somente 695g. De acordo com a empresa fabricante, apesar de ser tão leve, a bicicleta é mais resistente e mais rígida do que o modelo anterios da SuperSix. Vejam como:

O peso

Para o desenvolvimento de uma bicicleta tão leve a Cannondale desenvolveu uma forma de construção em carbono, que utiliza a menor quantidade de material da forma mais eficiente possível. A bicicleta tem pouquíssimas partes que não são da liga de carbono da qual a bicicleta é construída.

Para conseguir a aplicação na quantidade exata das camadas de carbono que formam a bicicleta, a Cannondale utilizou moldes de EPS, um tipo de poliéster expansivo que impede a formação de rebarbas durante o processo de modulagem do carbono, que podem aumentar o peso da bicicleta.

A rigidês e a resistência

Para conseguir que uma bicicleta tão leve conseguisse ser muito rígida, a Cannondale utilizou três tipos de fibra carbono em sua construção. Um deles é uma liga utilizada pelas forças armadas na confecção de coletes aprova de balas, este carbono é extremamente leve e resistente.

A segundo tipo de carbono utilizado é uma fibra de alta modulagem extremamente rígida, que mantém a bicicleta lateralmente rígida, fazendo com que a transmissão de potência das pedaladas sejam totalmente transmitidas para os pedais, sem que  força se dissipe através da torção lateral.

A terceira camada é uma espécie de rede de segurança feita de uma fibra de carbono mais flexivel que une as duas outras camadas. Sendo mais flexível ela absorve os impactos e impede que o quadro trinque e dificulta quebras. Essa combinação fez com que a bicicleta, de acordo com a Cannondale, seja mais rígida e resistente do que a CAAD9, conhecida como o burro de carga da marca, ou seja, a mais resistente e rígida.

Absorção de impactos e velocidade

Utilizando a mesma tecnologia Speed Save utilizada na Flash Carbon Hardtail, a MTB da cannondale que é a bike mais leve do mundo. Tecnologia essa que funciona como uma microsuspensão. Os chainstays, seatstays e garfos da bicicleta são construídos de forma que permitem uma movimentação vertical, mas mantém a rigidêz lateral.

Essa movimentação vertical absorve um pouco dos impactos do terreno, mas não com a intenção de gerar conforto para o ciclista, mas sim para aumentar o contato das rodas da bike com o chão, aumentando consideravelmente a tração da bicicleta, a estabilidade e a resposta a acelerações. Todo esse trabalho transformou a SuperSix Evo na bicicleta com a maior relação peso-rigidês do mercado.

Vídeo

Preços*

  • SuperSix EVO Ultimate – $11.000
  • SuperSix EVO Team – $9.000
  • SuperSix EVO Di2 – $10.000
  • SuperSix EVO 1 Dura-Ace – $7.000
  • SuperSix EVO 2 Red – $5.000
*em dólares
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: