Zipp 404: Vencendo desde o início dos anos 90

Uma das rodas clássicas da Zipp são as 404. Estas rodas de 58mm já ganharam etapas planas, média-montanhas, alta-montanhas, enfim… Não é atoa que as 404, são as rodas mais vendidas de todo o arsenal da Zipp. Mesmo já tendo provado seu valor, a Zipp não parou de melhorar a roda. A última inovação que a empresa desenvolveu foi o perfil Firecrest, mudança que deixou a roda mais robusta, resistente e aerodinâmica.

Firecrest

Firecrest foi o nome dado ao novo perfil do aro das Zipp 404. Diferente dos modelos anteriores da roda, esse perfil possui um formato mais abaulado que mudou significativamente a aerodinâmica da roda.  Qual foi o segredo……..? A diferença foi que Zipp começou a pensar na metade de trás da roda… Entendeu…? Não né..!? Mas realmente… Como que uma roda que gira 360 graus tem uma metade de trás? É o seguinte:

Até o desenvolvimento do Firecrest, os estudos aerodinâmicos eram feitos analisando a penetração da roda no ar, mas não o forma com que o ar saía da roda. Ou seja, o desenho do aro era feito para que a parte da roda que está virada para frente (metade da frente) corte o ar da melhor forma possível, mas quando a roda gira 180 graus e essa parte vira para trás (metade de trás), ela gera um efeito aerodinâmico que até então não havia sido estudado.

O formato Firecrest faz com que o fluxo de ar seja o mais eficiente possível quando entra na roda e quando saí da roda. O resultado é um menor arrasto aerodinâmico, melhorando consideravelmente a velocidade que a roda consegue atingir com o mesmo esforço. Testes realizados pela Zipp mostraram que a roda possui um arrasto bem menor que outros modelos Zipp e algumas concorrentes, (clique na imagem ao lado para aumentar o gráfico).

Rigidez, Estabilidade

Como o perfil Firecrest, de 27mm de largura, que é relativamente mais largo que os modelos anteriores, isso fez com que a roda ficasse mais rígida lateralmente e mais estável do que os modelos anteriores da Zipp 404. Isso faz com que a roda responda bem melhor quando força for exercida e muito mais precisa e estável ao fazer curvas. Como a mudança do formato não implicou em mais material, o peso da roda se manteve exatamente o mesmo que os modelos anteriores, que é de 1278g.

Outras características

VCLC™ (Visco-Elastic Constrained Layer Control)

O VCLC é uma tecnologia utilizada para absorver impactos na roda e diminuir a vibração causada na roda quando esta passa por asfalto de má qualidade. São camadas de materiais visco-elásticos que são colocados entre camadas de carbono rígido e diminuem em 10% a vibração nas rodas.

Carbon Bridge™

Duas tiras de Kevlar não adicionadas as bordas da roda. Esse material, que inclusive é utilizado em coletes à prova de balas, é 6 vezes mais resistente que o aço. Com a adição do Kevlar, mais o formato em arco que a roda possui onde é colocado o pneu (veja imagem ao lado) aumentaram em mais de 40% a resistência a impactos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: