Uma grande festa do ciclismo amador

O L’Etape du Tour é uma competição amadora que percorre uma das etapas mais difíceis do Tour de France. Esse ano, mais de 9 mil ciclistas amadores participarão da competição, incluindo os 50 brazucas!  Para a largada, os atletas são ordenados de acordo com seu nível de resistência, os critérios de seleção são: resultados em etapas anteriores do L’etape, resultados em competições nacionais e internacionais, colocação em rankings nacionais e o resto…

São realizadas várias largadas e os ciclistas contam com uma estrutura de apoio incrível, são vários carros de apoio, escolta, alimentação, caminhão vassourão (resgata ciclistas que estão fora do tempo de corte ou desistentes) e muito mais.

Esse ano serão realizadas duas etapas, uma no dia 11 de julho e a outra no dia 17 de julho. Totalizando uma distância de 317km a ser percorrida pelos ciclistas.

O percurso da primeira etapa

Para começar o L’etape du Tour desse ano, o percurso escolhido foi o da 19ª etapa do Tour de France, estágio que passará por duas montanhas HC (fora de categoria) e uma subida de categoria 1. 

O percurso é muito difícil, a largada acontece na cidade de Modane-Valfréjus. O local onde será realizada a largada tem 1057 metros de altitude. Aos 26,5 km do percurso, os ciclistas chegam ao topo da primeira montanha do dia, a Col du Télégraphe (1566m de altitude), subida de categoria 1, com 11,9km de extensão e 7,1% de inclinação. Após uma breve descida, começa a subida mais longa do dia, com 16,7km de extensão e 6,8% de inclinação média, a montanha fora de categoria (HC) Col du Galibier (2556m de altitude) tem seu final no km 48,5 da jornada.

Ao passar pelo Galibier, os bravos atletas terão quase 50km de descida para recuperarem as pernas e então enfrentarem o temido Alpe d’ Huez (1850m de altitude), uma parede de 13,8km de extensão, com 7,9% de inclinação. No total, são 4230 metros de ganho de elevação, é subida demaaaais!

Percurso da Segunda etapa.

Uma semana após a dura jornada para o Huez, os ciclistas percorrerão uma longa jornada entre as cidades de Issoire e Saint-Flour.

Esse percurso será utilizado pelos profissionais na 9ª etapa do Tour de France, no dia 10 de Julho e será a segunda mais longa da edição de 2011 da competição, com 208 km.

O trajeto não passa por nenhuma grande montanha, porém conta com 7 subidas categorizadas, ou seja, é um sobe-e-desce sem fim! São três subidas de categoria 2, três subidas de categoria 3 e uma subida de categoria 4, somando tudo são 4350 metros de ganho de elevação. Pedalar 200 km já é difícil, agora imagina passando por esse monte de subidas…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: