Contra-Relógio por Equipes (CRE)

A modalidade mais bonita do ciclismo, onde todas as equipes, com seus belos uniformes e suas lindas bikes de Contra-Relógio, que são o supra sumo da tecnologia, no que se diz respeito a aerodinâmica e design, partem em um revezamento incrível, voando pelas estradas na busca pelo menor tempo.

Ao contrário do Giro d’Itália, onde os CRE`s são realizados todos os anos desde 2006, o Tour de France ainda apresenta uma certa resistência a modalidade. Recentemente tivemos tivemos três  CREs realizado no Tour, o primeiro foi em 2005, no qual a Discovery Channel, equipe de Lance Armstrong naquele ano, bateu o record de velocidade média em uma etapa da competição, superando os 57 KM/h de média em um percurso de 67km. O segundo foi em 2009, onde os ciclistas percorreram um circuito de 39km. Esse ano teremos o terceiro Contra-Relógio por Equipes do Tour de France.

Porque não acontece todo ano?

No Tour de France, fazem parte do pelotão, algumas equipes francesas que não fazem parte do Pro Tour (Elite Mundial do Ciclismo). Elas são convidadas para aumentar a audiência da população francesa, uma vez que tem um maior número de franceses competindo. Porém, no Contra-Relógio por equipes, a diferença das equipes do Pro Tour e as convidadas fica gritante, diminuindo as chances dos atletas dos times locais conseguirem uma boa colocação na Classificação Geral.

Por esse motivo, os percursos estão sendo gradualmente diminuídos. Como foi citado acima, o primeiro CRE teve uma distância de 67km, o segundo de 39km e o desse ano terá um percurso de 23km, suficiente para mostrar um belo trabalho das equipes e fazer uma bela festa, mas não, longo o suficiente para que o tempo entre as equipes fortes e as menos fortes seja tão grande.

Informações sobre a etapa

Altimetria

O percurso amanhã partirá na cidade de Les Essarts e fará um circuito de 23km. Será um Contra-Relógio bastante plano, ou seja, a velocidade será muito alta!

Regras:

No Contra-Relógio por equipes, é necessário que dos 9 ciclistas que largaram, 5 terminem juntos, uma vez que o tempo da equipe é registrado quando o quinto atleta cruza a linha de chegada. As equipes largam com cerca de 7 minutos de diferença entre si. A equipe que completar o percurso em menos tempo é a vencedora.

Transmissão pela ESPN

O Tour de France está sendo transmitido pela ESPN nos seguintes horários:

  • Transmissão Ao Vivo: A partir das 10h da manhã;
  • Compacto de 30 minutos com melhores momentos: 20h30.

Anúncios

Comentários em: "Tour de France – Informações sobre a 2ª Etapa: Contra-Relógio por Equipes" (3)

  1. Waldemar dos Santos - Comissário nacional UCI disse:

    Olá pessoal, uma correção: o tempo de largada entre as equipes,neste ano foi de 7 minutos….. A largada do CRI ( contra relógio individual) fica entre 1 a 3 minutos, depende do regulamento especifico da prova…….abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: