foto: lobostudio

Esse esporte é bom demais!

De acordo com um estudo realizado pelo Laboratório de Metabolismo de Lípides do Incor (Instituto do Coração), o metabolismo da partícula que transporta o colesterol ruim, o LDL (Lipoproteína de baixa densidade), é 5 vezes mais rápido em ciclistas do que em pessoas sedentárias. É o que afirma a coordenadora do estudo dra. Carmen Vinagre.

Colesterol bom e ruim

O colesterol sempre foi visto como vilão pelas pessoas, porém tem um papel fundamental no funcionamento das células. O problema são as elevadas taxas de LDL (o colesterol ruim). Essa lipoproteína, quando fica muito tempo na circulação, tem grandes chances de ser oxidada por radicais livres. Quando isso ocorre, o LDL não é mais reconhecido pelas células e são varridos do organismo pelos macrófagos (lixeiros do organismo), estes, quando ficam cheios de colesterol, contribuem para a formação de placas de gorduras nas artérias. O que pode aumentar o risco de infarto e AVC, afirma a dra. Carmen.

Porém, altas taxas de HDL (Lipoproteína de alta densidade, ou colesterol bom), retira o acumulo de LDL nas células, além de inibir a oxidação deste.

Pedalando

A boa notícia é que o estudo indicou que  pedalar aumenta as concentrações de HDL no sangue, além de diminuir pela metade a oxidação do LDL no sangue. Bom demais né!?

Outro fator benéfico a saúde, é que pedalar também acelera o metabolismo da gordura ingerida na alimentação. Os níveis de triglicéride diminuíram três vezes mais rápido no sangue de ciclistas. De acordo com o estudo, quem pedala duas horas por dia, três vezes por semana, já terá esses resultados. ENTÃO GALERA, PEDALEM!!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: