O Programa BIXI de compartilhamento de bicicletas, foi lançado mês passado em Toronto no Canadá e já fez bastante sucesso. Foram registradas 10.000 utilizações desde o lançamento e número tente a crescer tremendamente com os meses de verão chegando.

Toronto foi a segunda cidade canadense a adotar um sistema de compartilhamento de bicicletas como esse. Motreal foi a primeira a experimentar o sistema e agora Ottawa, a capital do país, também adotou o programa.

Apesar do brutal inverno que atinge Toronto, o sistema funciona o ano inteiro. Foram instaladas 80 estações (foto acima) pelo centro da cidade, são mais de 1000 bicicletas disponíveis. O ciclismo é muito forte em Toronto e já faz parte da cultura da cidade. A prefeitura está expandido sua malha cicloviária para mais de 800 km de ciclovias pavimentadas e mais de 400 km de ciclovias não pavimentadas.

Como funciona

O sistema funciona como um programa de afiliados, as pessoas se cadastram e escolhem planos que lhes sejam mais interessantes. As opções de planos são as seguintes:

  • Por Dia: 5 Dólares canadenses
  • Por Mês: 40 Dólares canadenses
  • Por Ano: 95 Dólares canadenses

Esse valor permite a utilização da bicicleta por meia hora de cada vez. O uso extra é cobrado da seguinte forma: $ 1,50 por meia hora e $3,00 por hora excedente.

O sistema em Toronto fez sucesso mesmo antes de ser lançado. Um ano antes de seu lançamento, o sistema foi divulgado e o cadastramento liberado. Cerca de 1.000 pessoas se cadastraram no plano anual antes do lançamento do programa. Com menos de um mês de funcionamento, o número de afiliados anuais aumentou para 1.755. O objetivo é chegar a marca de 8.000 cadastros até o final de 2011.

A BIXI tem programas como esse rodando também em Washington DC e Londres e está implementando o sistema nas cidades de Boston, New York, Miami Beach, Minneapolis, Portland e Vancouver. Quem sabe um dia chega aqui no Brasil (Tomara!).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: