Alberto Contador está tão forte, que está começando a dar etapas de presente para outros ciclistas. Hoje em um ataque no último km, o Espanhol, mais uma vez, aumentou sua vantagem na CG e se mostrou muito mais forte que todo mundo. No final ele deixou Paolo Tiralongo (Astana) vencer a etapa.

Como foi a etapa?

Em um dia feio e chuvoso, a fuga demorou a sair, somente no km 51, Jérôme Pineau (Quick Step), Matteo Rabottini (Farnese Vini) e Lars Bak (HTC-Highroad), escaparam do pelotão e chegaram a abrir 12 minutos de vantagem. O pelotão demorou a reagir, mas reagiu! faltando 85 km para o final, a diferença havia caído para menos de 4:00.

A subida de Mottarone, de categoria 1, 13,8km com média de 6,2% e máximo de 14%, foi muito para Bak, que acabou sobrando da fuga, mas se juntou novamente ao grupo na descida. Stefan Garzelli (Acqua e Sapone), o líder de montanha, junto com Johann Tschopp (BMC) e Mickaël Cherel (Ag2r), saltaram do pelotão e se juntaram a fuga, formando um grupo de seis ciclistas com um pouco mais de 2:00 de vantagem sobre o grupo principal.

Craig Lewis antes da queda. foto: Graham Watson

Uma forte queda no pelotão derrubou vários ciclistas: Marco Pinotti e Craig Lewis (HTC); Thomas Peterson (Garmin-Cervélo); Carlos Sastre (Geox-TMC); Tiago Machado (RadioShack); Frederik Veuchelen (Vacansoleil); Carlos Ochoa (Androni) e Luca Mazzanti (Farnese). Craig Lewis acabou quebrando a perna na queda, Pinotti, seu companheiro de equipe, também se machucou a abandonou o Giro.

A fuga chegou na última subida, a Macugnaga com 28,2km Cat. 3, 3,9% de média com máximo de 12%. Eles estavam com 40 segundos de vantagem sobre o pelotão. A equipe de Danilo di Luca, Katusha, liderava o pelotão na captura dos escapados.

O final

Faltando 13,4 km a fuga foi neutralizada. Faltando 6,7km, Tiralongo atacou, mas foi neutralizado por Di Luca. Com 5,5km Tiralongo atacou mais uma vez, só que dessa vez ninguém o impediu. Rapidamente ele abriu 15 segundos de vantagem sobre o grupo. Faltado 3km, Tiralongo estava 22 segundos a frente do pelotão, quando Gadret atacou, seguindo por Joaquim Rodriguez.

No último km, Contador atacou, deixou todo muno que estava com ele pra trás e buscou todo mundo que estava na sua frente. Ele rapidamente chegou em Tiralongo, conversou alguma coisa com ele e começou a puxar a pequena fuga. Faltando 200 metros, Contador deu passagem e Tiralongo venceu a etapa.

Contador agora tem 5:18 de vantagem sobre o segundo colocado na Classificação Geral.

Vídeo dos últimos quilômetros

Resultados:

Classificação da Etapa

  • 1. Paolo Tiralongo (ITA), Astana, in 5:26:27
  • 2. Alberto Contador Velasco (ESP), SaxoBank-Sungard, at 0:00
  • 3. Vincenzo Nibali (ITA), Liquigas-Cannondale, at 0:03
  • 4. John Gadret (FRA), Ag2r La Mondiale, at 0:06
  • 5. Joaquin Rodriguez Oliver (ESP), Team Katusha, at 0:06

Classificação Geral

  • 1. Alberto Contador Velasco (Spain), SaxoBank-Sungard, 77:11:24
  • 2. Michele Scarponi (Italy), Lampre-ISD, at 5:18
  • 3. Vincenzo Nibali (Italy), Liquigas-Cannondale, at 5:52
  • 4. John Gadret (France), Ag2r La Mondiale, at 7:53
  • 5. Kanstantsin Sivtsov (Belarus), HTC-Highroad, at 9:58

AMANHà

20ª Etapa: Verbania → Sestrière (242 km)  

Amanhã será a segunda maior etapa do Giro 2011. Serão 242km, maior parte plano, mas com duas subidas muito difíceis no final. A Colle delle Finestre, de Cat. 1 (18,6 km e 9,1%) e a Sestriere, Cat. 2 (10 km e 5,1%). O detalhe é que metade da subida do Finestre não é pavimentada, o que deixará as coisas bastante interessantes amanhã.

Altimetria


Assista Ao Vivo: 

Amanhã a partir de 07:15 da manhã!

http://videochat.gazzetta.it/index_giro.shtml

http://www.rai.tv/dl/RaiTV/

http://www.fromsportcom.com/v-2/6/20/v-262001.html

cyclingfans.com

Outras Etapas

Para ver informações sobre as outras etapas do Giro leia as matérias: Giro Etapas 1 a 7, Giro Etapas 8 a 14, Giro Etapas 15 a 21.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: