Em uma etapa muito confusa, marcada duas mudanças de percurso, sendo que uma delas durante a prova, protesto de espectadores e um monstro de montanha chamada Monte Zancolan, Igor Anton (Euskaltel-Euskadi) subiu a montanha de forma incrível e foi o vencedor do dia.

Alberto Contador (SaxoBank-Sungard) conseguiu aumentar um pouco mais a sua vantagem sobre Vicenzo Nibali (Liquigas), segundo colocado.

Os problemas com o percurso. 

Após muitas reclamações de ciclistas, equipes e especialistas, sobre a segurança da descida estreita e suja do Monte Crotis. A UCI resolveu mudar o percurso, alterando o trajeto e evitando a descida. A mudança encurtou o percurso em 20 km.

O problema foi que a platéia que esperava o pelotão passar pelo Crotis, ficou muito frustrada com a decisão da UCI e começou a fazer manifestações protestando contra a alteração do percurso.

A organização, para evitar problemas resolveu encurtar mais ainda o percurso, realizando a chegada sobre o Monte Zoncolan, ou seja, o trajeto que antes tinha 210 km, foi reduzido para 164 km. Transformando a etapa rainha do Giro em uma princesa caçula.

E pra buscar a fuga???

A fuga do dia saiu com 30 km e chagaram a abrir a perigosa vantagem de 10:30. A Liquigas tomou a frente do pelotão e partiu a captura do trio escapado, formado por Bram Tankink (Rabobank), Gianluca Brambilla (Colnago-CSF) e Matteo Rabottini (Farnese Vini-Neri Sottoli).

O desespero começou quando a UCI anunciou a mudança do percurso devido aos protestos, faltando 45 km para o final previamente planejado, ou seja, os 45 km se transformaram em 25 km!

A fuga chegou no pé do Zoncolan, um monstro com 10,1 km, 11,9% de inclinação média e tops de 22%, com um pouco mais de 5:00 de vantagem sobre o pelotão. A subida fez sua primeira vitima na fuga rápido, Rabottini foi o primeiro a pingar.

Joaquim Rodrigues (Katusha) foi o primeiro valente a tentar a sorte no Zoncolan. Ele atacou sobre o pelotão, que nesse momento tinha se reduzido para um grupo de uns 10, 15 ciclistas, e foi em direção aos dois escapados, que acabaram sendo pegos, primeiro por Rodrigues e depois por Anton, Contador, Nibali e Michele Scarponi (Lampre).

Como Contador tinha uma vantagem confortável sobre seus adversários, quando Igor Anton atacou, ele não reagiu. Anton passou por Rodrigues e seguiu para a vitória. Contador, que vinha subindo com Scarponi e Nibali, atacou e abriu uma vantagem considerável, Nibali, em um bravo esforço, conseguiu alcançá-lo. Nos últimos 500 metros, o “Pistoleiro” deu outra e abriu 11 segundo de Nibali, aumentando sua vantagem para 3:20 na Classificação Geral.

Vídeo dos últimos quilômetros

Resultados:

Classificação da Etapa

  • 1. Igor Anton Hernandez (ESP), Euskaltel-Euskadi, 5:04:26
  • 2. Alberto Contador Velasco (ESP), SaxoBank-Sungard, at 33
  • 3. Vincenzo Nibali (ITA), Liquigas-Doimo, at 40
  • 4. Michele Scarponi (ITA), Lampre-ISD, at 1:11
  • 5. Denis Menchov (RUS), Geox-TMC, at 1:21

Classificação Geral

  • 1. Alberto Contador Velasco (Spain), SaxoBank-Sungard, 54:45:45
  • 2. Vincenzo Nibali (Italy), Liquigas-Doimo, at 3:20
  • 3. Igor Anton Hernandez (Spain), Euskaltel-Euskadi, at 3:21
  • 4. Michele Scarponi (Italy), Lampre-ISD, at 4:06
  • 5. John Gadret (France), Ag2r La Mondiale, at 5:23

AMANHà

15ª Etapa: Conegliano → Gardeccia Val di Faccia (229 km)  

Uma etapa muito longa, com uma subida de Cat. 2, três de Cat. 1 e uma HC! Isso depois encarar um Zancolan….! Esses caras devem ser malucos!!!!

Altimetria


Assista Ao Vivo: 

Amanhã a partir de 07:15 da manhã!

http://videochat.gazzetta.it/index_giro.shtml

http://www.rai.tv/dl/RaiTV/

http://www.fromsportcom.com/v-2/6/20/v-262001.html

cyclingfans.com

Outras Etapas

Para ver informações sobre as outras etapas do Giro leia as matérias: Giro Etapas 1 a 7, Giro Etapas 8 a 14, Giro Etapas 15 a 21.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: