Em quase uma reprise da subida do Etna, Alberto Contador (Saxo Bank) e Jose Rujano (Androni Giocattoli) saíram novamente em uma fuga faltando 8km para o final.

Os dois abriram 1:27 sobre o terceiro colocado. Em um acordo, Contador não disputou o primeiro lugar com Rujano, que foi o vencedor do dia.

A debandada dos sprinters e a fuga dos 16

Hoje o pelotão começou o dia um pouco mais magro. Seis sprinters abandonaram o giro: Mark Cavendish e Mark Renshaw (HTC-Highroad), Alessandro Petacchi (Lampre), Danilo Hondo (Lampre), Manuel Belletti (Colnago) e Francisco Ventoso (Movistar). Como agora em diante, todas as etapas são de montanha, os sprinters não tinham mais muita utilizade.

O dia começou um pouco mais calmo hoje. Os ciclistas sabiam que a etapa seria muito dura, eram três subidas muito difíceis: Passo di Monte Croce Carnico, no km 79, com 10,4 km e 4,9%; a Iselsbergpass, no km 127, com 6.5 % por 8,5 km e 20km de subida para a chegada.

A fuga demorou a sair, mas quando saiu, foi com força. Na marca dos 50 km, no início da primeira subida, 16 ciclistas formaram um grupo de escapados: Pablo Lastras (Movistar), Branislau Samoilau (Movistar), Pieter Weening (Rabobank), Robert Kiserlovski (Astana), Cayetano Sarmiento (Acqua & Sapone), Rafael Valls (Geox-TMC), Alberto Losada (Katusha), Angel Vicioso (Androni Giocattoli), Craig Lewis (HTC-Highroad), Lars Petter (Sky), Andrea Noe (Farnese Vini-Neri Sottoli), Johnny Hoogerland (Vacansoleil-DCM), Rinaldo Nocentini (Ag2r La Mondiale), Kristof Vandewalle (Quick Step), Cameron Meyer (Garmin-Cervélo) e Alessandro Spezialetti (Lampre-ISD).

Nenhuma atleta da fuga oferecia risco a liderança de Alberto Contador, portando a Saxobank não tomou a frente do pelotão, mas a Euskaltel tomou, não deixando a fuga sair nunca da casa dos 4:45.

Quando a fuga chegou no Iselsbergpass, a vantagem havia caído para 3:15. Foi quando Kiserlovski (Astana) atacou e abriu 1:00 de vantagem sobre a fuga no final da subida. O pelotão continuou a diminuir a diferença dos escapados. Quando chegaram no pé da ultima subida, o grupo principal estava a 0:40 atrás dos perseguidores e 2:20 atrás de Kiserlovski.

Com 10 km para o final a fuga havia sido neutralizada por completo.

A força de Contador

Quando a fuga foi pega, Rujano atacou, Anton (Euskaltel-Euskadi) e Michele Scarponi (Lampre) foram em sua roda. Contador não se juntou a eles. Mas o grupo liderado por Vincenzo Nibali (Liquigas) e Roman Kreuziger (Astana) frustraram a tentativa do trio.

Quando os três foram trazidos de volta ao pelotão, Contador atacou forte, o único que conseguiu acompanhá-lo foi Jose Rejano. A dupla foi revezando até o final da subida, sendo que Contador sempre puxava mais do que Rujano. No final da subida Contador não disputou a chegada, deixando o venezuelano vencer a etapa.

Contador agora possui uma confortável vantagem de 3:09 sobre o segundo colocado.

Vídeo dos últimos quilômetros

Resultados:

Classificação da Etapa

  • 1. José Rujano Guillen (VEN), Androni Giocattoli, in 4:45:54
  • 2. Alberto Contador Velasco (ESP), SaxoBank-Sungard, at 0
  • 3. John Gadret (FRA), Ag2r La Mondiale, at 1:27
  • 4. Hubert Dupont (FRA), Ag2r La Mondiale, at 1:29
  • 5. Igor Anton Hernandez (ESP), Euskaltel-Euskadi, at 1:29

Classificação Geral

  • 1. Alberto Contador Velasco (Spain), SaxoBank-Sungard, 49:40:58
  • 2. Vincenzo Nibali (Italy), Liquigas-Doimo, at 3:09
  • 3. Michele Scarponi (Italy), Lampre-ISD, at 3:16
  • 4. David Arroyo Duran (Spain), Movistar, at 3:25
  • 5. Roman Kreuziger (Czech Republic), Astana, at 3:29

AMANHÃ (Mais informações serão adicionadas)

14ª Etapa: Lienz → Monte Zoncolan (210 km)  

Amanhã será mais uma etapa daquelas! Vejam a bagaceira!

Altimetria


Assista Ao Vivo: 

Amanhã a partir de 07:15 da manhã!

http://videochat.gazzetta.it/index_giro.shtml

http://www.rai.tv/dl/RaiTV/

http://www.fromsportcom.com/v-2/6/20/v-262001.html

cyclingfans.com

Outras Etapas

Para ver informações sobre as outras etapas do Giro leia as matérias: Giro Etapas 1 a 7, Giro Etapas 8 a 14, Giro Etapas 15 a 21.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: