Alberto Contador, o “Pistoleiro”, mostrou hoje que está na ponta dos cascos! Em um ataque incrível, largou todo mundo de roda e assumiu a liderança do Giro d’Itália com uma vantagem de 59 segundos sobre o segundo colocado.

Como foi a prova.

Com o suspense sobre o humor do vulcão Etna, que semana passada havia entrado em erupção, foi dada a largada para uma das etapas mais difíceis do Giro, que conta com duas subidas de quase 30 km e mais de 6% de inclinação média, no monte Etna.

No início parecia que os ciclistas estavam preocupados com a dificuldade da etapa, poucos ataques e todos sem muito empenho, com isso o pelotão seguiu compacto nos primeiros 50 km, foi quando um grupo de nove ciclistas formou a primeira fuga do dia.

Pablo Lastras Garcia (Movistar) era um dos integrantes da fuga, ele oferecia um certo risco para os líderes, uma vez que era o 7• colocado na CG e estava somente 22 segundos do líder. Junto com ele estavam Jan Bakelants (Omega Pharma-Lotto), Alessandro Vanotti (Liquigas-Doimo), Mathias Frank (BMC) Giovanni Visconti (Farnese Vini-Neri Sottoli), Juan Horrach Rippoll (Katusha), Yaroslav Popovych (RadioShack) Mikael Cherel (Ag2r) e Filippo Savini (Colnago-CSF).

Mesmo com a “ameaça” na fuga, nenhum dos líderes pareciam muito preocupados. Enquanto os nove se revezavam na frente, o pelotão se manteve compacto sem demonstrações expressivas de querer capturar os escapados. O pelotão cruzou a primeira subida, que passava pelo lado norte do Etna, 4:23min atrás da fuga.

Quando chegaram a última subida do dia, novamente escalando o Etna, só que pelo lado sul, o revezamento da fuga acabou, Mathias Frank tentou subir sozinho, mas não conseguiu. Uma ataque ocorreu e a fuga se despedaçou, Bakelants, Frank, Visconti e Lastras seguiram na frente e depois de um novo ataque e então Bakelants seguiu sozinho, faltando 10 km para o final.

Contador o  “Pistoleiro” dá seus tiros.

José Rujano, ciclista venezuelano, atacou falando um pouco menos de 10 km para o final, buscou os escapados e parecia seguir para uma vitória escapado. Mas um monstro espanhol iria frustrar sua tentativa.

Faltando 7 km para o final da prova, com fuga a 42 segundos de vantagem sobre o pelotão, Alberto Contador (Saxo Bank-Sungard) deu uma PAULADA e deixou o pelotão para trás, Michele Scarponi foi o único que conseguiu acompanhá-lo, mas durou pouco. Contador foi buscando os escapados distribuindo uma sequência de ataques. No final, somente Rujano ficou em sua roda.

Contador e Rujano seguiram abrindo vantagem sobre o pelotão. Contador pedia para seu companheiro de fuga para que eles revezassem, mas Rujano não se prontificava a ajudar. Faltando 1,6 km para o final o espanhol atacou mais uma vez e largou o venezuelano comendo poeira. Contador cruzou a linha de chegada 3 segundos a frente de Rujano e 50 segundos na frente do pelotão.

Vídeo da façanha de Contador.

Curiosidades da Corrida

Robbie McEwen (RadioShack) e Graeme Brown (Rabobank) terminaram 59m:35s atrás de Contador e foram desclassificados do Giro, por exceder o limite de tempo disponível.

Mark Cavendish, terminou com 26m:35s de desvantagem, junto com seu companheiro de equipe Mark Renshaw e Danilo Napolitano (Acqua & Sapone).

Resultados:

Classificação da Etapa

  • 1. Alberto Contador (Sp), SaxoBank-Sungard , 4:54:08
  • 2. José Rujano Guillen (Vz), Androni Giocattoli-Serramenti PVC Diquigiovanni, at 0:03
  • 3. Stefano Garzelli (I), Acqua & Sapone-Caffe Mokambo, at 0:50
  • 4. Vincenzo Nibali (I), Liquigas-Doimo, at 0:50
  • 5. Roman Kreuziger (Cz), Astana, at 0:50

Classificação Geral

  • 1. Alberto Contador (Sp), SaxoBank-Sungard , 33:03:51
  • 2. Kanstantsin Sivtsov (Blr), HTC-Highroad, at 0:59
  • 3. Christophe Le Mevel (F), Garmin-Cervelo, at 1:19
  • 4. Vincenzo Nibali (I), Liquigas-Doimo, at 1:21
  • 5. Michele Scarponi (I), Lampre-ISD, at 1:28
AMANHÃ SERÁ DIA DE DESCANSO PARA OS CICLISTAS.

Outras Etapas

Para ver informações sobre as outras etapas do Giro leia as matérias: Giro Etapas 1 a 7, Giro Etapas 8 a 14, Giro Etapas 15 a 21.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: