A etapa de hoje foi um sobe e desce sem parar. O percurso de 216 km entre Orvieto e Fiuggi Terme era muito sinuoso, mas somente uma das subidas era categorizada,  logo no início da corrida, no km 41, os ciclistas passaram pela Soriano Nel Cimino, subida de categoria 4.

Como a etapa tinha um certo nível de dificuldade, mas nada de assustar, os candidatos à Camisa Rosa aproveitaram para descansar no pelotão. Até porque amanhã será uma etapa de subida daquelas e eles vão precisar estar descansados.

A fuga do dia

Logo no início da etapa, no quilômetro 15, cinco ciclistas formaram uma fuga: Sacha Modolo (Colnago-CSF), Kristof Vandewalle (Quick Step), Yaroslav Popovych (RadioShack), Frederik Veuchelen (Vacansoleil-DCM) e Jussi Veikkanen (Omega Pharma-Lotto). Como nenhum deles oferecia risco para os líderes da competição, o pelotão demorou a buscá-los. Com 90 km para o final, a fuga tinha uma vantagem considerável de 6 minutos.

Quando as equipes dos sprinter começaram a perceber que a etapa poderia ir para a chegada com o pelotão compacto, começaram a apertar o ritmo. No km 40 a fuga começou a se desfazer, Modolo  foi o primeiro a sobrar. O último a se render foi Kristof Vandewalle (Quick Step), que só foi alcançado faltando 2km para o final.

A chegada

A chegada foi interessante, uma vez que os sprinters, que suportaram as subidas e ainda estavam no pelotão, estavam muito cansados. Faltando 1 km para o final, Danilo Di Luca atacou muito forte e chegou a abrir uma vantagem considerável do pelotão. Mas as equipes não o deixaram ir embora. Francisco Ventoso (Moviestar) antecipou o sprint e Alessandro Petacchi (Lampre) veio em sua roda. Mas as subidas acabaram com as pernas de Petacchi, ele chegou a emparelhar com Ventoso, mas não aguentou. O ciclista da Moviestar olhou para trás, viu Petacchi morto em cima de bicicleta e comemorou sua vitória.

Vídeo dos melhores momentos

Resultados:

Classificação da Etapa

  • 1. Francisco José Ventoso Alberdi (ESP), Movistar, in 5:15:39
  • 2. Alessandro Petacchi (ITA), Lampre-ISD, s.t.
  • 3. Roberto Ferrari (ITA), Androni Giocattoli-Serramenti PVC Diquigiovanni, s.t.
  • 4. Danilo Di Luca (ITA), Team Katusha, s.t.
  • 5. Davide Appollonio (ITA), Team Sky, s.t.
Classificação Geral
  • 1. Pieter Weening (Netherlands), Rabobank Cycling Team, in 20:15:12
  • 2. Kanstantsin Sivtsov (Belarus), HTC-Highroad, at 0:02
  • 3. Marco Pinotti (Italy), HTC-Highroad, at 0:02
  • 4. Christophe Le Mevel (France), Garmin-Cervelo, at 0:05
  • 5. Pablo Lastras Garcia (Spain), Movistar, at 0:22

7ª Etapa: Maddaloni → Montevergine di Mercogliano. Amanhã o BICHO VAI PEGAR!

Amanhã é dia de montanha. A etapa será o estágio de estrada mais curto, serão 110 km, mas com um pequeno detalhe no final: Uma subidinha de 22 km e 5% de inclinação média em direção ao Santuario di Montevergine. Foto abaixo.

Além desse monstro no final, no km 66, os ciclistas passarão por uma subida de categoria 2, com 10 km de extensão e 5 % de inclinação média, a Serra della Strada, que provavelmente vai despedaçar o pelotão.

Montevergine di Mercogliano, recentemente, foi palco de uma bela briga. Em 2007, em um dia nublado e chuvoso, o pelotão, esticado e despedaçado, subiu as curvas “cotovelo” da montanha em um ritmo alucinante. No ultimo km, um grupo de uns 20 ciclistas fizeram uma chegada no alto da montanha. Faltando 200 metros, Danilo Di Luca e Riccardo Ricco, ambos suspensos por doping posteriormente, foram para o sprint. Di Luca levou a melhor!

Vejam o vídeo de 2007. Vale a pena ver!

Dá uma olhada na altimetria


Assista Ao Vivo: 

Amanhã a partir de 07:15 da manhã!

http://videochat.gazzetta.it/index_giro.shtml

http://www.rai.tv/dl/RaiTV/

http://www.fromsportcom.com/v-2/6/20/v-262001.html

cyclingfans.com

Outras Etapas

Para ver informações sobre as outras etapas do Giro leia as matérias: Giro Etapas 1 a 7, Giro Etapas 8 a 14, Giro Etapas 15 a 21.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: