Matéria Folha.com

Em meio à polêmica sobre o acobertamento de casos de doping, o ciclismo brasileiro conseguiu uma vaga nos Jogos de Londres-2012. Neste domingo, no Campeonato Pan-Americano de estrada, o paranaense Gregory Panizo foi o primeiro colocado na prova entre as cidades de Río Negro e Medelín, na Colômbia.

O título conquistado por Panizo dá ao país, e não ao atleta, uma vaga em Londres-2012, de acordo com as regras de classificação olímpica, determinadas pela UCI (União Ciclística Internacional). Cabe à CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) escolher o ciclista que representará o país segundo o ranking nacional.

O Brasil pode ganhar mais duas vagas na Olimpíada se terminar o Circuito Pan-Americano entre os dois primeiros colocados no continente. O circuito se encerra em agosto e a seleção brasileira é a terceira colocada, com 448 pontos. A Colômbia lidera (842), seguida da Venezuela (548).

A notícia da classificação vem menos de uma semana da suspeita de que a CBC encoberta e não pune atletas flagrados em exames antidoping na temporada 2010. A emissora de tv a cabo ESPN Brasil divulgou uma relação de atletas que, apesar de testarem positivo em testes feitos pela UCI, não tiveram seus nomes divulgados.

A União Ciclística Internacional enviou comunicado à imprensa brasileira informando que nem todos os casos citados pela emissora eram de ciclistas dopados, mas que apenas tiveram resultado adverso nos exames de 2010.

O Banco do Brasil, que patrocinou a modalidade até outubro do ano passado e estava em processo de renovação, pediu explicações das denúncias e agora revê a continuidade do vínculo com a confederação nacional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: