Por Fabricio Lino

A cadência utilizada pelos ciclistas é uma variável que influencia a performance e outras respostas fisiológicas para uma determinada potência gerada (ARAÚJO, 2002). O treinamento de força ocupa um papel relevante dentro do treinamento esportivo e por este motivo não deveria ficar de fora dos treinamentos dos ciclistas. Mesmo o ciclismo sendo uma atividade predominantemente aeróbia o treinamento de força se faz necessário para melhorar capacidades específicas a este método.

O treinamento de força é um tipo de exercício que requer que os músculos se movam ou tentem se mover contra uma força de oposição normalmente representada por algum tipo de equipamento, abrange uma grande variedade de tipos de treinamento, incluindo os exercícios pliométricos (FLECK; KRAEMER, 1999).

O termo que mais vem à tona seria “força de resistência”, que segundo (WEINECK, 1999) é a capacidade do sistema neuromuscular de sustentar níveis de força moderado por intervalos de tempo prolongado.

Porém não podemos esquecer de outros tipos de treinamento: treinamento de força de velocidade e treinamento de força especial  que juntamente com o treinamento de força de resistência fará a composição de um ciclista completo que poderá sustentar as distâncias médias ou longas propostas nos treinos e competições, bem como se defenderá bem em momentos de subidas ou ataques ao pelotão.

Este assunto se torna abrangente à medida que observamos as características de cada ciclista. Precisamos sempre de uma análise (anamnese) para que seja proposto um treino eficiente e de qualidade que atenda as necessidades e possa gerar melhorias em cada caso.

Seguiremos com este assunto na próxima edição!!!

Um abraço a todos!

Fabricio Lino

F2SPORTS

Assessoria Esportiva

Anúncios

Comentários em: "Artigo: Efeitos do treinamento de força na cadência de ciclistas de rua (Parte 1 de 3)" (2)

  1. […] Antes – Artigo: Efeitos do treinamento de força na cadência de ciclistas de rua (Parte 1 […]

  2. […] Antes – Artigo: Efeitos do treinamento de força na cadência de ciclistas de rua (Parte 1 […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: