Fábrica da FMB / foto: Philip Gale

Em Paris a FMB, uma pequenina fábrica artesanal, é de onde saem os pneus incrivelmente resistentes, que várias equipes do ProTour escolheram para suportar a dura jornada da clássica Paris-Roubaix.

FMB são as iniciais de seu dono Francois Marie, o “B” significa Boyaux (Tubular em Frances). Francois, um amante do ciclismo desde criança, acompanhou grandes nomes do esporte como Eddy Merckx, Thevent e Hinault. Francois também foi ciclista durante alguns anos, ganhou provas em categorias de base locais da França.

Francois Marie em sua fábrica / foto: Philipe Gale

Com o tempo, Francois começou a se interessar pela parte mecânica das bicicletas. Sendo um artesão habilidoso aprendeu a fazer reparos em seus pneus tubulares e de seus companheiros de equipes.

Andre Dugast, considerado um dos melhores fabricantes de tubulares do mundo na época, tinha sua fábrica em Paris, próxima a onde Francois morava, ele passou a observar atentamente o trabalho de Dugast e aprendeu a arte de fazer os tubulares ele mesmo.

Porém, a profissão de artesão não parecia muito promissora e ele decidiu entrar no mundo a Administração de Empresas. Em 2005, resolveu dar uma virada em sua vida e voltar a trabalhar com sua paixão. Enfrentando a opinião de conhecidos que o chamavam de louco, montou em sua garagem uma fábrica de pneus tubulares feitos a mão.

Costura a mão dos tubulares / foto: Philip Gale

Em 2006 seu primeiro pneu tubular estava pronto. A qualidade de seus produtos logo chamou a atenção de ciclistas e sua pequena fábrica virou o centro francês de pneus tubulares. Hoje eles produzem de 130 a 150 tubulares por mês. Mais do que isso a qualidade fica prejudicada, de acordo com Francois.

Ano passado, Fabian Cancellara venceu as clássicas Tour de Flanders e o Paris-Roubaix utilizando os pneus FMB. Esse ano várias equipes já encomendaram seus pneus com Fracois. Hoje eles são os únicos fabricantes de tubulares da França.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: