Matéria do SuperEsportes por Patrícia Banuth

Kleber Lima/CB/DAPress
Ciclistas pedalam por uma das vias do Lago Sul: paisagem privilegiada

O atropelamento em massa de ciclistas em Porto Alegre, no último dia 25, quando um homem avançou propositalmente contra dezenas de pessoas que participavam de um evento ciclístico, levantou uma questão: existe lugar seguro para pedalar no Distrito Federal?

Muitos adeptos das bicicletas que vivem na capital do país acham que não. Para eles, o único local que poderia ser destacado é o Autódromo Internacional Nelson Piquet. Mas, como a área fica disponível para os treinos de bike apenas das 6h às 9h, essa opção não é um destino certo para quem quer pedalar em outros horários.

O Correio levantou com os ciclistas de Brasília quais são os lugares mais utilizados por eles para pedalar. Dez pontos foram citados como os mais frequentados. Entretanto, nenhum deles apresentou apenas características favoráveis. Nesse sentido, a falta de segurança é o principal inimigo, já que grande parte das queixas se referem ao desrespeito dos motoristas com relação aos ciclistas.

Para minimizar o problema, o que os ciclistas do DF buscam fazer é tomar certas medidas de prevenção. A regra principal é respeitar os motoristas para terem o respeito de volta. Kátia Luciene Ramos Rodrigues, uma das coordenadoras do Pedal Noturno, afirma que ao subir em uma bicicleta a pessoa já assume algum tipo de perigo. “Eu não me sinto segura pedalando em lugar algum”, declara. “Mas buscamos meios para melhorar as nossas condições de segurança. De segunda a sexta-feira, por exemplo, só saímos para pedalar depois das 20h30, quando o fluxo de carros já diminuiu. Assim, reduzimos o risco de um acidente”, exemplifica Kátia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: